...

Sapateado

A origem exata do sapateado não é certa. Há informações que indicam o início do sapateado numa região da Inglaterra chamada Lancashire onde os habitantes dançavam nas ruas de pedras utilizando tamancos de madeira, que eram utilizados na época para proteger os pés da umidade e do frio. Mais tarde, para efetivar o som dos tamancos, eles colavam moedas nas solas, depois surgiram as placas de metais chamadas de Taps.

Com a fusão das culturas africanas e inglesas na colonização dos Estados Unidos surge o movimento e característica do Tap Dance ou Sapateado Americano.

Muito utilizado nos grandes musicais americanos o tap dance é uma dança de percussão rápida e alegre que desenvolve agilidade, coordenação e condicionamento físico.

...

Dança de Salão

O curso é baseado na criação coletiva. Os resultados obtidos em nosso trabalho visam o desenvolvimento corporal, expressão, psicológico e artístico dos deficientes visuais de qualquer idade. Esta atividade é aberta inclusive para alunos deficientes visuais da 3ª idade que buscam melhorar sua conscientização corporal. As aulas são sempre realizadas com bastões, bolas, bambolês, lenços e etc. 

...

Dança do Ventre

A dança está presente no cotidiano das sociedades humanas desde tempos remotos. Pinturas rupestres mostram figuras de homens executando movimentos associados à dança com registros de 6.500 A.C em rituais de fertilidade.

A chamada dança do ventre é, na realidade, um aspecto de dança que faz parte do mundo árabe [universo de 22 países] ainda desconhecido pelo Ocidente. A riqueza das danças folclóricas e da musicalidade árabe com sua estrutura e filosofia única, hoje em dia estão difundidas no mundo todo com estudos profundos nesta arte.

A modalidade de aula de dança do ventre tem a finalidade de preparar o físico e o mental, atuando no início de um processo de autoconhecimento através do contato com emoções profundas que tendem a vir à tona à medida que o corpo vai aprendendo uma nova maneira de se expressar a partir de movimentos sinuosos, marcados e cadenciados, além do uso de diversos instrumentos e acessórios como véus, espada, bastão, snujs, pandeiro e candelabro em danças clássicas, modernas e folclóricas.

Nesta modalidade abordamos fatos na história, origem, cultura, a dança no mundo e no Brasil. Também se enfatiza o estudo das músicas e dos ritmos árabes, bem como artistas, bailarinas, trajes, acessórios, maquiagem, tudo que envolve esta dança tão antiga quanto à humanidade.

Ponto trabalhados na dança: técnicas de respiração, harmonização dos centros energéticos, conscientização corporal, coordenação motora, desenvolvimento da dissociação corporal, correção de postura, propriocepção, equilíbrio, iniciação do trabalho de expressão/interpretação/desinibição, além da apresentação da dança.  

O método Corpo Falante é uma técnica com exercícios a partir da exploração dos gestos da dança/movimento que vem sendo aplicada e desenvolvida para pessoas com necessidades especiais como deficientes sensoriais, cognitivos e físicos.

Nosso método parte do seguinte princípio, de que o conhecimento da organização do corpo, a reeducação corporal nos possibilita bases para a interiorização do movimento, assim como deslocamentos no espaço e novas possibilidades de expressão com uma forma de organização infinita de coordenação motora.

O trabalho corporal faz com que a pessoa adquira uma nova imagem corporal, tendo então uma nova maneira para utilizar o gesto de modo mais organizado em uma dança harmoniosa explorando a personalidade de cada um em sua individualidade.

O principal instrumento para o trabalho é um corpo ativo e materiais simples para estimulação sensorial, sendo adaptado para cada propósito e objetivo em uma abordagem lúdica, carregada de ritmo e dança, onde torna o método uma forma fácil e eficaz de reeducar o corpo, pelo ganho da resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, propriocepção e consciência respiratória.

COLABORE COM AS BAILARINAS!

São milhões de deficientes pelo Brasil que podem se beneficiar do poder transformador da arte. Precisamos da sua ajuda para crescer! Faça sua doação agora ou adote uma de nossas bailarinas!

ENDEREÇO

Rua Domingos de Morais, 1.765

São Paulo - SP 04009-003 -

Vila Mariana

ciaballetdecegos@gmail.com

CONTATOS

(11) 5084-8542

TEL 2

(11)5084-6063

SAIBA COMO AJUDAR:

FIQUE POR DENTRO:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

PATROCÍNIO:

APOIO:

© 2019 Associação Fernanda Bianchini - Cia Ballet de Cegos